ENERGIA

Frutas energéticas: excelente opção para o café da manhã

As frutas energéticas estão no grupo de alimentos responsáveis por nos garantir a quantidade necessária de energia para enfrentar o dia a dia. Ter disposição, vencer o cansaço e estar preparado para os desafios da rotina fica muito mais fácil quando nos atentamos à nossa alimentação.

Incluir frutas energéticas no café da manhã pode fazer toda a diferença. Por ser a primeira refeição após um longo período de jejum, é preciso que os alimentos consumidos possam fornecer a quantidade de energia necessária e, ao mesmo tempo, sejam repletos de nutrientes.

Levando isso em consideração, nada melhor do que começar o dia com o consumo de frutas. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, por exemplo.), diferentes fibras alimentares e compostos protetores que ajudam a regular o organismo.

Além disso, incluir porções de fruta no café da manha é uma excelente forma de conseguir ingerir a quantidade recomendada desse tipo de alimento estabelecida pela Organização Mundial da Saúde.

Frutas energéticas são ainda melhores para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes necessitam de uma alimentação balanceada e saudável. Consumir frutas, legumes e verduras, atreladas a uma alimentação saudável, contribui para o crescimento e o desenvolvimento. Ademais, pode ajudar a prevenir problemas como a obesidade, por exemplo.

No longo prazo os benefícios são ainda maiores. Pessoas que fazem o consumo de uma alimentação saudável tem menos chance de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dentre outras.

Apesar disso, o consumo de frutas entre pessoas dessa faixa etária ainda é muito baixo. De acordo com a dissertação de Mestrado de Beatriz del Fiol, “Diferenças nos fatores associados ao consumo de frutas e de hortaliças entre os adolescentes brasileiros”, desenvolvida pela Comissão de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (Pronut) e publicada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), apenas 3% dos jovens consomem frutas diariamente.

Esse dado é corroborado pela pesquisa “Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes” que revelou que as frutas não têm lugar no prato dos brasileiros em fase de crescimento. O alimento não figura entre os 20 mais consumidos.

Conheça abaixo 5 excelentes opções para começar seu dia com mais energia e muito mais saúde.

  • Abacate

O abacate é uma excelente fruta para começar o dia. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 100 gramas da fruta possuem 96 calorias, sendo uma ótima fonte de energia.

O abacate também faz parte do grupo de frutas com maior teor de gordura – possui 8,4g para cada 100g do alimento. Mas não se preocupe, mais da metade (51%) desse total são gorduras monoinsaturadas e aproximadamente 17% poli-insaturadas. Ou seja, gorduras benéficas e essenciais para a saúde em geral e em especial para o coração.

  • Manga

Quando falamos de manga, o tipo mais energético é a Palmer. De acordo com a Taco, a fruta não apenas contém 72 calorias a cada 100 gramas, como também é uma excelente fonte de vitamina C e boa fonte vitamina A.

Muito versátil, a manga pode ser consumida in natura ou na forma de sucos e vitaminas. Para fazer uma boa vitamina, primeiramente corte a fruta em pedaços médios. Logo em seguida, bata no liquidificador com leite.

  • Banana

A banana tem fama de energética até entre os atletas. A banana prata, por exemplo, é muito consumida por causa da quantidade de carboidrato (cerca 25 gramas do nutriente a cada 100 gramas da fruta). A banana ainda apresenta magnésio e potássio. Tem vitaminas do complexo B e cálcio, que participam da contração muscular.

Ótima opção para o pré ou o pós-treino.

  • Caqui

O caqui chocolate é outra fruta que pode ser o combustível para enfrentar o dia a dia. Com 71 calorias em 100 gramas da fruta, o caqui ainda é uma excelente opção para quem deseja incluir mais fibras na alimentação (de acordo com a Taco, são 6 gramas do nutriente). As fibras são nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do sistema digestivo e garante a sensação de saciedade após uma refeição.

Além disso, contém vitaminas A, C e do complexo B.

Fonte: Saber Hortifrut

10 alimentos que dão mais energia e disposição ao corpo

Os cuidados com a alimentação são essenciais para o bom funcionamento do corpo. O que comemos tem relação direta com o funcionamento do nosso corpo e com o nosso bem estar. Veja abaixo uma lista de dez alimentos que dão mais energia e disposição. e inclua-os na dieta.

1. Açaí

O açaí é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol. É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.

2. Água de coco

É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para o verão.

3. Banana

A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.

4. Guaraná

O guaraná é fonte de cafeína um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

5. Maca Peruana

A Maca Peruana auxilia a diminuir o cansaço e a fadiga. Além de fornecer energia, é fonte de vitaminas do complexo B, selênio, vitaminas C e E, que possuem ação antioxidante.

6. Chá verde

O chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.

7. Oleaginosas

As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.

8. Mel

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio.

9. Aveia

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.

10. Chocolate Amargo

O chocolate amargo é fonte de antioxidantes que, além de retardarem o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração. Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto.


Fonte: Ciclovivo - Escrito por Mayra Rosa -8 de fevereiro de 2017


Os carboidratos e sua importância para o corpo humano

Os carboidratos (ou açúcares, como também são conhecidos) são as biomoléculas mais abundantes no planeta e não é à toa. Esse nutriente é o principal combustível utilizado pelo nosso corpo como fonte de energia e uma alimentação deficiente em carboidratos pode causar alguns sintomas como fraqueza, irritabilidade e até mesmo depressão.

Os carboidratos podem ser divididos em dois tipos: carboidratos simples e carboidratos complexos. Os carboidratos simples são menores em tamanho quando comparados aos carboidratos complexos (formados por conjuntos de carboidratos simples) e, por isso, geralmente são digeridos e absorvidos no intestino de forma mais rápida. Os carboidratos simples estão presentes em alimentos como açúcar de mesa, mel, açúcar do leite e das frutas, refrigerantes, guloseimas e doces em geral, sendo que o carboidrato simples mais comum e abundante nos alimentos é a glicose. Os carboidratos complexos, por sua vez, estão presentes em alimentos como arroz, massas, pães, batata e mandioca.

As fibras presentes nos alimentos nada mais são do que carboidratos complexos que não são digeridos no intestino, sendo ali fermentados e eliminados nas fezes. As fibras também possuem um papel importante no nosso organismo, pois, além de ajudarem na manutenção das funções gastrointestinais e aumentarem a saciedade, também fazem com que a glicose presente nos alimentos seja absorvida de forma mais lenta, evitando que ocorra um aumento drástico no açúcar do sangue (glicemia sanguínea). Alimentos ricos em fibras são verduras, legumes, frutas, cereais integrais e feijões.

Os carboidratos devem fazer parte da nossa alimentação diária em quantidades adequadas, mesmo no caso daqueles que são diabéticos ou desejam perder peso. Ao invés de cortar o carboidrato das nossas refeições (como pregam algumas dietas), deveríamos priorizar os carboidratos complexos e consumir os carboidratos simples em quantidades moderadas, de preferência associados a outros alimentos fontes de fibras, proteínas e gorduras. Não devemos encarar nenhum alimento como vilão por si só, pois nosso corpo é a soma dos diversos alimentos que ingerimos diariamente e dos comportamentos e hábitos que adotamos.

Fonte: Usp - Escrito pela nutricionista Vanessa Batista Pigioni