ÔMEGA 3

EPA - BENEFICIOS

O EPA (Ácido Graxo Eicosapentaenoico) é um ácido graxo que produz compostos com menor potencial inflamatório, gerando um equilíbrio da inflamação causada por outros ácidos graxos e, por isso, conferindo o benefício anti-inflamatório. Além disso, o EPA também possui efeito antiarrítmico e antiaterogênico.

Graças a esses benefícios, o EPA é indicado para auxiliar no tratamento de obesidade e doenças cardiovasculares.

Alguns estudos revelaram que, para alguns casos de desordens neurológicas, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o EPA pode trazer benefícios quando usado durante o tratamento.

O DHA (Ácido Graxo Docosahexaenoico) é também um ácido graxo, entretanto, seu maior potencial está concentrado no desenvolvimento cerebral, cognitivo e visual do bebê durante os períodos gestacional e lactante.

Além disso, o DHA é também muito utilizado como coadjuvante no tratamento de desordens neurológicas, como o Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer, podendo ajudar a retardar os efeitos causados pelas doenças.

Dessa maneira, a existência de Óleos de Peixe com variação de concentração em EPA e DHA é extremamente importante para que o tratamento torne-se mais eficaz e os resultados sejam visíveis mais rapidamente.




Fonte: Naturalis

ÔMEGA 9

O ômega-9, também chamado de ácido oleico, é um ácido graxo, assim como o ômega-3, o ômega-7 e o ômega-6. Ele é uma gordura monoinsaturada naturalmente sintetizada pelo corpo humano como resultado do consumo de outras gorduras, como o ômega-3 e o ômega-6, que são considerados ácidos graxos essenciais. Ou seja, que não são produzidos pelo corpo e, por isso, precisam ser ingeridos via alimentação ou suplementação.

Ainda, a gordura monoinsaturada é mais facilmente metabolizada pelo organismo do que outros tipos de gordura.

No entanto, apesar de ser produzida pelo corpo devido ao consumo de outros ácidos graxos, também é importante consumir alimentos ricos em ômega-9. A dieta mediterrânea, por exemplo, é rica em alimentos fontes de ômega-9.

Benefícios do ômega-9 para a saúde

Ajuda no controle do colesterol ruim

Por ser uma gordura boa, ômega-9 ajuda no controle do colesterol ruim, o LDL. Em contrapartida, promove o aumento do nível do colesterol bom, o HDL.

Controla a pressão arterial

Por auxiliar no controle do colesterol, consequentemente ajuda no controle da pressão arterial também. Sendo assim, é cientificamente comprovado que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares como, por exemplo, a hipertensão (pressão alta).

Beneficia o condicionamento físico

Ainda, o ácido oleico é excelente para quem tem a prática de exercícios físicos como parte da rotina – ou para quem deseja ter. Basicamente, ajuda no combate à fadiga e promove a melhora do condicionamento físico. Não só, pode acelerar o metabolismo.

Pode aumentar a libido

Também estimula a produção dos hormônios sexuais: estrogena (hormônio feminino) e testosterona (hormônio masculino). Por isso, pode provocar o aumento da libido, bem como a melhora da fertilidade e do desempenho sexual.

Protege a pele

Não só, por ser também um anti-inflamatório natural, o ômega-9 ajuda a proteger, limpar e hidratar a pele, garantindo sua aparência jovial e ausente de espinhas, cravos e manchas. Por isso, ele tem sido incluído na composição de cosméticos e tratamentos de beleza.

Alimentos ricos em ômega-9



Fonte: Vitat

ÔMEGA 6

Conhecido como ácido linoleico, o ômega-6 é um ácido graxo poli-insaturado, um tipo de gordura boa encontrada em alimentos sob a forma de óleos, como o de girassol, canola, milho e soja, além de castanhas e nozes.

Assim como o ômega-3, ele é fundamental para o bom funcionamento das atividades cerebrais e está presente em todas as células do corpo. Também é importante para saúde dos ossos, da pele, dos cabelos e para regular o metabolismo. Acabou virando o queridinho entre os atletas.

O ácido linoleico também está relacionado à redução do colesterol total, do colesterol ruim (LDL) e ao aumento do colesterol bom (HDL), além de manter o sistema nervoso funcionando adequadamente.

Por isso, o ideal é que seu consumo seja diário, já que o organismo não produz o ômega-6 e depende totalmente da ingestão das comidas. Mas lembre-se: é preciso moderação quando se trata de comidas congeladas, fast food e itens altamente calóricos. O excesso também pode fazer mal para o organismo.

Leia também: Dieta da longevidade: O que comer para viver mais e melhor

Uma revisão australiana de 20 estudos englobando dados de 39 740 pessoas concluiu que, quanto maior o consumo de ácido linoleico (uma versão do ômega-6), menor o risco de encarar o diabetes tipo 2.

Outros benefícios

O tipo mais benéfico é o ácido gamalinolénico (GLA), geralmente encontrado em óleos vegetais. Ele atua como um anti-inflamatório e desacelera o processo de envelhecimento. Como consequência, ajuda no funcionamento do coração, pulmões e diabetes.

Segundo pesquisas, doenças também podem ser evitadas com o consumo adequado do ômega 6: osteoporose; alergias; artrite reumatoide; câncer de mama; hipertensão; eczema, entre outras.

Leia também: Dieta do índice glicêmico: O que é e como fazer

Principais fontes de ômega-6

  • Azeite de oliva

  • Óleo de gergelim

  • Óleo de cártamo

  • Óleo de girassol

  • Germe de trigo

  • Pistache

  • Nozes

  • Sementes de uva.


ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3

Os alimentos ricos em ômega 3, como linhaça, azeite, nozes, amêndoas e alguns peixes, são excelentes para a saúde, pois ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, como pressão alta, derrame e infarto.

Além disso, os alimentos ricos em ômega 3 também promovem o bom funcionamento do cérebro, pois ajudam a melhorar a atenção, a memória e a concentração, assim como evitar doenças como a depressão. Entenda melhor como o ômega 3 pode melhorar a depressão.

Vale lembrar que estes alimentos também podem ser usados de forma complementar no tratamento de doenças como depressão, e até no tratamento de inflamações crônicas, como artrite reumatoide.

Alimentos enriquecidos com ômega 3

Alimentos como manteiga, leite, ovos e pães podem ser enriquecidos e são boas opções para aumentar o consumo do ômega 3 na alimentação.

No entanto, a qualidade e quantidade de ômega 3 adicionado nestes alimentos ainda é muito pequena, sendo importante priorizar a ingestão dos alimentos naturalmente ricos nesse nutriente, que devem ser consumidos pelo menos 2 vezes por semana.

Quando tomar suplementos de ômega 3

A suplementação de ômega 3 normalmente é feita com a ingestão de cápsulas contendo óleo de peixe, óleo de krill, óleo de fígado de bacalhau ou produtos vegetarianos com óleo de algas e devem ser recomendados por um médico ou nutricionista. As cápsulas dos suplementos à base de óleo de peixe contém, em média, 1.000 mg de óleo de peixe em cada cápsula, contendo 180 mg de EPA e 120mg de DHA.




BENEFICIOS DO ÔMEGA 3 PARA MEMÓRIA

Os Ácidos Graxo Insaturados (AGI) Ômega-3, conhecidos popularmente como “gordura Ômega-3”, têm aparecido cada vez mais em debates sobre saúde e bem-estar. E não é por menos. Estudos científicos vêm comprovando os benefícios dos AGI Ômega-3, especialmente para a memória espacial e para quadros de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

As informações foram repassadas a acadêmicos e profissionais na noite de hoje (18/6), pelo professor doutor Emílio Luiz Streck, coordenador do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), durante a abertura da 7ª Jornada de Nutrição, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma.

Streck apresentou resultados de pesquisas científicas durante a palestra “Efeitos dos AGI Ômega-3 sobre o cérebro”. Segundo ele, o nosso cérebro é formado por muitos ácidos graxos (gorduras), e os do tipo Ômega-3 são benéficas para pessoas em várias fases da vida. “Artigos científicos demonstraram uma melhora da memória espacial em ratos que receberam suplementação dos Ômega-3. E em ratos idosos, percebeu-se uma melhora no que diz respeito ao quadro de doenças degenerativas, como a de Alzheimer, por exemplo”, afirmou.

As “gorduras Ômega-3” podem ser encontradas em alimentos como peixes, óleo de linhaça e de canola e algumas nozes ou ainda em suplementos alimentares. Além dos benefícios ao cérebro, este AGI ajuda o organismo a combater processos inflamatórios. No entanto, Streck chama a atenção para o perigo do excesso. “Se o organismo tiver muito Ômega-3, irá ser menos sensível a inflamações. E o processo inflamatório é o que nos mantém vivo, já que é um indicativo de que algo não está bem. Além disso, pesquisas apontam que doses excessivas de AGI Ômega-3 causam problemas de memória”.


Fonte: Unesc


Óleo de Peixe de águas profundas e frias, rico em gorduras poli-insaturadas Omega-3

Os Óleos de Peixes Omega-3 são obtidos de peixes selecionados de águas profundas e frias, o que garante seu alto conteúdo de Omega-3. Seus principais constituintes são os ácidos graxos Eicosapentaenoico (EPA) e Docosahexaenoico (DHA), que precisam ser obtidos pela alimentação, pois a produção pelo nosso organismo é pouco eficiente.

Triglicerídeos (TG)?

Os pescados fornecem, naturalmente, o Omega-3 na forma de triglicerídeos. Os triglicerídeos compõem a nossa alimentação há milhares de anos, sendo, facilmente, reconhecidos e absorvidos pelo organismo. Portanto, os Óleos de Peixe da Naturalis são na forma TG para garantir uma melhor absorção pelo organismo, garantido os benefícios esperados do produto.

Como são obtidos os Óleos de Peixe concentrados em DHA ou EPA?

Os triglicerídeos, naturalmente encontrados nos peixes, são hidrolisados em ácidos graxos livres, perdendo o glicerol. Etanol é adicionado nos ácidos graxos para estabilizar a estrutura, criando ácidos graxos Etil Éster (EE).Ácidos graxos indesejáveis são removidos e substituídos por DHA e EPA por meio da destilação molecular (separação por evaporação à alto vácuo). Muitos fabricantes de óleo de peixe encerram o processo de produção nesta etapa, mantendo a molécula de etanol na estrutura do ácido graxo, ou seja, são os chamados EE.

Como são obtidos os óleos de peixe TG?

Os óleos de peixe da Naturalis tem mais uma fase no processo de produção, em relação aos óleos EE: Para completar de forma adequada o processo de concentração, os ácidos graxos EE são reesterificados em TG, quando a molécula de Etanol é retirada com a reintrodução da molécula de Glicerol, obtendo uma molécula equivalente a natural (TG), presente no alimento e com absorção até 70% superior ao Etil Ester.


Fonte: Naturalis

Benefícios do ômega-3 e sobre seus principais componentes, EPA e DHA, de forma isolada. Para encerrarmos esse tema, explicaremos agora, de forma sucinta, quais são as diferenças entre o EPA e DHA.

O EPA (Ácido Graxo Eicosapentaenoico) é um ácido graxo que produz compostos com menor potencial inflamatório, gerando um equilíbrio da inflamação causada por outros ácidos graxos e, por isso, conferindo o benefício anti-inflamatório. Além disso, o EPA também possui efeito antiarrítmico e antiaterogênico.

Graças a esses benefícios, o EPA é indicado para auxiliar no tratamento de obesidade e doenças cardiovasculares.

Alguns estudos revelaram que, para alguns casos de desordens neurológicas, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o EPA pode trazer benefícios quando usado durante o tratamento.

O DHA (Ácido Graxo Docosahexaenoico) é também um ácido graxo, entretanto, seu maior potencial está concentrado no desenvolvimento cerebral, cognitivo e visual do bebê durante os períodos gestacional e lactante.

Além disso, o DHA é também muito utilizado como coadjuvante no tratamento de desordens neurológicas, como o Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer, podendo ajudar a retardar os efeitos causados pelas doenças.

Dessa maneira, a existência de Óleos de Peixe com variação de concentração em EPA e DHA é extremamente importante para que o tratamento torne-se mais eficaz e os resultados sejam visíveis mais rapidamente.

É preciso ressaltar também que o Ômega-3 tem papel coadjuvante nos tratamentos das doenças acima citadas, não tendo propriedades de cura, mas sim, contribuindo com a diminuição de sintomas e na prevenção de doenças.

Fonte: Naturalis

O controle do colesterol e triglicérides é fundamental para uma vida mais longa e saudável.

O Óleo de peixe Omega 3 TG Naturalis auxilia na manutenção dos níveis de colesterol e dos triglicérides e o coração agradece!

Coloque mais saúde em sua vida.


Fonte: Naturalis